Otto Scharmer
“Estamos vivendo um momento de mudança tectônica na sociedade. Algo mudou quando todos assistimos às mesmas imagens – 8 minutos e 46 segundos – a morte de George Floyd. Durante aquela experiência insuportável, algo se quebrou e se abriu em nossos corações, em como nos relacionamos uns com os outros e em como queremos viver juntos.”
Quando o Muro de Berlim desabou em 1989, testemunhamos o fim da era da Guerra Fria do século XX. Uma parede desabou entre dois sistemas sociais conflitantes: capitalismo e socialismo.
Hoje vemos um tipo diferente de parede desabando: não uma parede entre sistemas, mas entre o sistema e o eu – uma parede que nos manteve separados uns dos outros por muito tempo.
Enquanto a pandemia de coronavírus funcionou como uma ruptura reveladora, expondo tudo que já está quebrado em nossos sistemas sociais e econômicos, Black Lives Matter está mudando não apenas a maneira como vemos o mundo, mas também a maneira como nos sentimos - como sentimos o bem-estar e a dor uns dos outros - se nos entorpecemos ou nos abrimos para uma conexão humana mais profunda, se nos afastamos ou tomamos coragem para mudar."
Texto na íntegra em: Turning Toward Our Blind Spot:Seeing the Shadow as a Source for Transformation, Otto Scharmer, Jun 28, 2020.
---
Em "Global Climate Action I: The Power of Soil", Scharmer nos lembra que "estamos em 2020. A Grã-Bretanha deixou a UE. Trump está se preparando para seu segundo mandato. Bolsonaro mantém o desmatamento da Amazônia em alta. A Austrália ainda está pegando fogo. As pessoas de Hong Kong a Paris, de Teerã, Beirute e Bagdá a Santiago do Chile continuam se levantando contra o que consideram governos corruptos e ilegítimos.
A boa notícia em 2020 pode ser que a maioria das pessoas agora está ciente das mudanças climáticas. Lugares como o Fórum Econômico Mundial em Davos demonstram que o assunto finalmente alcançou o mainstream executivo. Todos percebem que o aquecimento global representa uma séria ameaça ao nosso futuro. A má notícia é que a maioria das pessoas nutre uma dúvida profunda, ou até mesmo se encontra coletivamente deprimida em relação à nossa capacidade de reverter essa situação."
“Nesta coluna de três partes, delinearei como uma mudança profunda para reverter o aquecimento global e transformar nossas infraestruturas econômicas, democráticas e de aprendizagem é não apenas necessária, mas também possível nas próximas uma ou duas décadas. Essa mudança será possível se a sociedade se concentrar em três pontos cegos coletivos; pontos focais e dimensões do trabalho de mudança que foram amplamente ignorados." (...)
Eight Emerging Lessons: From Coronavirus to Climate Action
Otto Scharmer (Parte I), Mar 16. 2020
![]() |
Visual by Kelvy Bird |
Otto Scharmer (Parte II), Apr 8 · 2020
Otto Scharmer falando sobre “inovações profundas” em vários excelentes artigos em www.ottoscharmer.com.
_______________